Conheça a taxa Selic e seus efeitos na sua vida

Hoje vamos falar com você sobre a taxa Selic e como ela afeta a sua carteira.

Conheça a taxa Selic e seus efeitos na sua vida

Descubra a taxa Selic

A taxa Selic é um indicador da taxa de juros fundamental do país. O Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central, determina a taxa de juros, e os movimentos da Selic impactam todas as taxas de juros praticadas no país.

A taxa Selic foi estabelecida em dezembro e atualmente está em 13,75%. A taxa pode, porém, ser mantida ou alterada, pois o Copom voltará a se reunir em 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2023. O Copom também poderá especificar a tendência da taxa durante suas reuniões, ou seja, se ela aumentará ou cairá na alteração subsequente.

Sua vida e a taxa Selic

A taxa Selic define todas as taxas que serão aplicadas a empréstimos, carnês, investimentos de renda fixa e outros. É muito mais do que apenas um número.

Seu dia-a-dia financeiro pode ser significativamente afetado pelas mudanças nas taxas de juros que ocorrem frequentemente em decorrência das reuniões do Copom.

A taxa de juros aumentou 11,75 pontos percentuais de março de 2021, quando a Selic estava em 2,00% ao ano, até agosto de 2022, quando atingiu o valor atual de 13,75% ao ano.

Isso se traduz em empréstimos bancários mais caros com pagamentos mensais mais pesados ​​em sua carteira. O custo das parcelas para financiar a compra de carros, casas e outros bens a prazo também pode aumentar.

Ao contrário, a elevação da taxa Selic também sugere que os investimentos em renda fixa podem ter um aumento de rendimento, levando à viabilização de investimentos antes desinteressantes.

Como posso me beneficiar disso?

Como já foi mencionado, os investimentos em renda fixa são mais rentáveis ​​à medida que a taxa Selic sobe. Você pode organizar suas contas mensais dessa forma usando ferramentas bancárias como o Nubank Caixinha ou o Inter Investimento D 1. Esses tipos de investimentos permitem que você ganhe, por exemplo, seu salário mensal. Como resultado, seu dinheiro terá crescido quando você pagar a fatura do cartão de crédito no final do mês. Ou seja, você pode sacar seus investimentos no dia do pagamento das contas ou um dia antes (no caso do Nubank), deixar o dinheiro rendendo juros e ainda ter algum dinheiro na conta no final do mês.