Quitar dívidas: 13 dias para te ajudar a sair do vermelho o quanto antes!

Falar é fácil, mas se você realmente quer mudar de vida, preparamos uma lista especial para te ajudar!

Quitar dívidas: 13 dias para te ajudar a sair do vermelho o quanto antes!

Atualmente, muitas pessoas contam com débitos em diferentes estabelecimentos e serviços, como de água e luz. Mas, como quitar dívidas e fazer seu salário durar mais? Para começar, é preciso ter planejamento financeiro. Então, acompanhe 13 dicas para se livrar das dívidas.

A seguir você conhece as melhores formas de cuidar das suas finanças, e garantir com que suas contas possam ser pagas. Acompanhe o texto até o final e saia do vermelho.

Dicas para quitar dívidas

Agora, chegou a hora de conhecer as dicas para quitar dívidas acumuladas e que não param de crescer. Para tanto, separamos 13 ideias de como focar seus esforços para encerrar seus débitos de maneira definitiva.

Avalie a sua situação para financeira para quitar dívidas

É claro que o ideal é começar sabendo exatamente o quanto e para quem você deve. Sendo assim, liste as dívidas de maneira organizada e controlada. Então, será possível focar nas contas que precisam de pagamento mais rápido.

Defina uma meta mensal

Faça uma planilha com seus gastos e ganhos. A ideia é definir uma meta mensal de economias. Assim, você pode conseguir o dinheiro de que precisa para pagar alguma conta no futuro.

Faça cortes no orçamento

Faça cortes no seu orçamento, para sobrar dinheiro e facilitar o pagamento de dívidas. Cancele a assinatura da TV a cabo, mude o seu plano de celular e pare de gastar com o cartão de crédito. Enfim, reveja todo o seu planejamento.

Evite novas dívidas 

É essencial evitar novas dívidas, já que assim a sua situação financeira vira uma bola de neve. Quitar dívidas é difícil, por isso é melhor evitar criá-las.

Faça compras à vista

Seguindo a mesma ideia da dica anterior, neste caso a recomendação é para fazer compras apenas à vista. Guarde dinheiro e faça a aquisição apenas quando tiver grana para isso.

Comece a quitar as dívidas que você consegue

A ideia é pagar primeiro as dívidas que você consegue. Sendo assim, caso as credoras não te ajudem tanto, é possível buscar a portabilidade de crédito e encontrar opções melhores.

Anote todos os gastos

Não se esqueça de anotar todos os gastos da sua família. Isso porque é preciso saber exatamente onde se gasta, para saber como economizar para quitar dívidas.

Uma ideia para isso é realizar a planilha para todos os gastos. Para tanto, é possível utilizar o Excel, por exemplo, e marcar gastos fixos e variáveis. Seu perfil financeiro poderá ficar mais evidente com isso.

Avalie as condições de pagamento

Comece pesquisando novas condições de pagamento e ofertas de outros bancos. O melhor é fazer análises financeiras para ver se tudo se encaixa no seu orçamento.

É preciso saber como conversar com o banco, e procurar o quanto antes. Assim, é possível demonstrar interesse em quitar dívidas, o que pode render descontos.

Não espere o banco cobrar as dívidas

Não espere que o banco vá resolver tudo. Diga quais suas ideias e sugestões para pagar a dívida, de forma legal.

Não se intimide pelo poder que o banco tem. Do atendente do caixa até o gerente, é preciso ter pulso firme nas suas resoluções.

Aproveite feirões de renegociação

Quem sabe a melhor ideia para você não são os feirões de renegociação. Eles trazem ofertas de crédito e condições diferenciadas para pagar o que se deve.

Seja realista

Realize os cálculos de maneira sincera e correta. É preciso ser realista, e pensar muito antes de qualquer negociação. Tire a conta da cabeça e coloque na ponta do lápis.

Anote as informações passadas pelo banco

Não se esqueça de anotar tudo o que lhe for passado. Então, nome, protocolo de atendimento e o que mais for necessário devem ser marcados.

Encaixa a proposta para quitar dívidas no seu orçamento

Por fim, não deixe de procurar credores diferentes, para ter acesso a diferentes propostas. É importante encaixá-las em seu orçamento mensal. Assim, fica mais fácil de conseguir quitar dívidas, e fazer seu dinheiro render mais.

Sentiu falta de alguma dica? Nos ajude a manter esse conteúdo atualizado e relevante para outras pessoas. Comente o que você sentiu falta!