Veja a seguinte lista de 7 ideias para economizar dinheiro

Veja a seguinte lista de 7 ideias para economizar dinheiro

Confira algumas ações que podem ser realizadas no Guia de Investimentos para saber como economizar.

Muitas pessoas se perguntam como economizar dinheiro, mas muitos brasileiros ainda lutam para dar uma resposta. À luz do fato de que os preços estão subindo constantemente, isso é compreensível.

No entanto, existem alguns passos que podem ser dados para aprender a economizar e que, com o tempo, possibilitam até mesmo investir na bolsa de valores, por exemplo.

1. Ao comprar versões atualizadas de seus itens, tenha cuidado

De fato: muitas pessoas estão acostumadas a comprar certos itens com frequência para “atualizar”. É o caso, por exemplo, de pessoas que compram carro, celular, notebook ou outros itens todo mês.

Esse tipo de compra pode lhe trazer algum nível de satisfação, mas muitas linhas de produtos não mudam muito de ano para ano, então pode ser sensato esperar dois, três ou mais anos para atualizar a fim de economizar muito dinheiro. . escolha.

Com isso, gasta-se menos dinheiro com atualizações, sendo possível, por exemplo, começar a financiar um CDB de liquidez diária para constituir uma reserva de emergência.

2. Não compre coisas com base apenas no status

Muitas pessoas procuram roupas, acessórios e eletrônicos de grife que evoquem uma sensação de luxo, mas isso pode levar a custos muito altos que prejudicam o orçamento mensal a longo prazo.

Na verdade, esse comportamento é tão difundido que muitas pessoas recorrem a ele como uma de suas medidas iniciais de corte de custos quando se perguntam como economizar dinheiro com um orçamento apertado.

Na maioria dos casos, é possível evitar itens caros e buscar opções mais baratas, como marcas mais acessíveis e ainda de alta qualidade.

Assim, se a pessoa em questão tiver mais dinheiro, ela pode procurar opções mais caras para compras desde que não prejudique o bolso.

Dessa forma, o dinheiro que seria gasto em compras desnecessárias pode ser economizado para investir em um produto de renda fixa como Tesouro Direto ou CDB e começar a fazer investimentos.

3. Nem todas as compras mais baratas resultam em economia

De fato, algumas pessoas acreditam erroneamente que escolher a opção mais barata sempre resulta em economia de custos, mas em algumas circunstâncias isso pode ser prejudicial.

Por exemplo, uma pessoa pode procurar um celular mais barato e de qualidade inferior, que pode durar apenas alguns meses. O celular de uma marca conceituada, apesar de ser mais caro, pode durar pelo menos cinco anos.

Portanto, é importante considerar a relação custo-benefício de cada compra para evitar decisões muito caras em relação aos benefícios que oferecem ou muito baratas, mas de baixa qualidade. Investir em ativos com renda variável, por exemplo, pode ser viabilizado com isso.

4. Use os aplicativos de delivery com cautela

A tentação de ver notificações de cupons e ofertas especiais pode ser forte para quem tem um aplicativo de entrega de comida no celular. Algumas compras são feitas dessa forma impulsivamente.

Por exemplo, o usuário pode verificar um cupom antes de pedir comida que pode fazer em casa com apenas alguns cliques.

Por isso, pode valer a pena desabilitar as notificações de apps desse tipo ou, em casos extremos, excluí-las completamente para economizar no final do mês. Para quem quer aprender a economizar dinheiro, esse é um método muito eficiente.

5. Não faça compras impulsivas

Muitas pessoas têm o hábito de fazer compras impulsivas, sejam elas feitas em lojas físicas como shoppings ou online por meio de plataformas de e-commerce, cada vez mais populares no Brasil.

Para saber se uma compra será realmente útil no dia a dia, vale a pena parar um pouco antes de concluí-la.

A maioria dos itens em seus carrinhos de compras não serão úteis por muito tempo, o que surpreende muitas pessoas que pensam nisso antes de tomar uma decisão.

6. Uma parte dos fundos deve ser reservada para investimentos

A chave para começar a assumir o controle de sua própria vida financeira pode ser começar a investir, mesmo com uma pequena quantia de dinheiro. Isso ocorre porque o investidor começa a ver um aumento no valor de seu investimento, o que o faz sentir mais vontade de economizar.

Assim que receber seu salário, você pode começar a separar uma pequena quantia de dinheiro todos os meses para investir. Ao fazer isso, uma pequena quantia de dinheiro já está garantida para produzir renda passiva ao longo do tempo, aumentando o capital.

É possível separar um pouco mais de dinheiro ao longo do tempo conforme você avança na carreira para aumentar seus investimentos e acelerar o processo de independência financeira.

Você deve estar ciente de que existem vários tipos de investimentos, incluindo ativos de renda fixa e ativos de renda variável, ao investir.

O perfil de cada investidor vai determinar sua decisão, e os mais conservadores podem privilegiar a renda fixa. As pessoas mais audaciosas geralmente favorecem a renda variável. No entanto, uma carteira de investimentos diversificada pode incorporar ambas as classes de ativos.

7. Pague suas contas de cartão de crédito e cheque especial em ordem de importância

O ponto principal é quitar as dívidas do cartão de crédito e do cheque especial, mesmo que a pessoa comece a desenvolver uma educação financeira para economizar, investir e tomar outras atitudes.

Na verdade, as taxas de juros desses dois métodos de pagamento são as mais altas do mercado e superam em muito o rendimento de qualquer investimento!

Dessa forma, o devedor está gastando dinheiro sem fazer outras compras, o que pode arruinar sua própria situação financeira (exatamente o oposto de aprender a economizar).

Para quitar rapidamente essas dívidas e eventualmente quitar outras dívidas com juros menores, é fundamental utilizar o dinheiro economizado dessa forma.

Clique aqui e aprenda tudo sobre a Educação Financeira.