Empréstimo Pessoal: tudo que você precisa saber para obter seu crédito agora!

Possivelmente a modalidade mais conhecida do empréstimo e, nem por isso, deixamos de produzir um conteúdo especial sobre o assunto!

Emprestimo pessoal

Empréstimo pessoal é uma forma de obter dinheiro emprestado para realizar a reforma da casa, consertar o veículo ou para solucionar qualquer outro problema. Em suma, é uma das tantas categorias existentes no mercado de crédito.

Mas, provavelmente você ainda não sabe como funciona o empréstimo pessoal. Existem diversos bancos e financeiras no mercado, por isso é importante entender cada um dos pontos, antes de assinar o contrato e acabar fazendo a contratação de algo não tão bom.

Confira a seguir os principais detalhes sobre o assunto, é melhor pesquisar primeiro e saber o que isso representa.

O que é empréstimo pessoal?

Empréstimo pessoal ou crédito pessoal é uma modalidade oferecida por financeiras e bancos, voltada às pessoas que necessitam de dinheiro emprestado. Em geral, o procedimento é parecido em todas as empresas que trabalham com essa modalidade de crédito.

O interessante é que as empresas não costumam perguntar qual é a finalidade do pedido. Elas apenas avaliam os documentos solicitados. Então, você pode pegar dinheiro emprestado para realizar algum sonho, superar alguma dificuldade ou mesmo para fazer novas aquisições, não importa o motivo…

Quais são as vantagens?

Existem algumas vantagens no empréstimo pessoal, que pode servir para aliviar outras dívidas que a pessoa já possui. Por exemplo, quem está devendo para uma empresa ou atrasou a fatura do cartão de crédito, pode pedir dinheiro emprestado para pagar essas contas.

Veja as maiores vantagens dessa modalidade:

  • Parcelamento flexível: dependendo do banco escolhido, pode ser pago ao longo de alguns anos;
  • Variedade: pode ser feito com ou sem garantia;
  • Conveniência: as parcelas normalmente possuem um valor fixo, permitindo que a pessoa organize a sua vida financeira;
  • Juros: são mais baixos do que o cheque especial e do que os cobrados pelo cartão de crédito.

Estas são apenas algumas das vantagens, mas dependendo do empréstimo realizado, é possível que existam outras. Lembre-se: evite transformar as dívidas em bolas de neve, daquelas que não param de aumentar. Reflita sobre a sua situação atual e identifique se pegar dinheiro emprestado é a melhor ideia.

Como funciona o empréstimo pessoal?

Assim que uma pessoa faz o pedido do empréstimo pessoal, a instituição prepara uma avaliação de crédito, para identificar se o solicitante possui condições de arcar com o valor das parcelas mensais. Aliás, essa análise pode ser feita em meios como Serasa e SPC.

Pessoas que estão negativadas, o popular “nome sujo”, possuem mais dificuldades para ter aprovação em suas solicitações. Contudo, hoje em dia existem algumas empresas especializadas em trabalhar com este público-alvo.

Quando existe a aprovação, então o valor é depositado na conta corrente da pessoa. Esse tipo de empréstimo possui taxas mais elevadas do que outras categorias, como o empréstimo com garantia. Mas, é mais rápido e existe menos burocracia para ter o pedido aprovado.

 Agora que você já sabe o que é empréstimo pessoal, faça uma boa pesquisa antes de assinar o contrato. Isso será essencial para não comprometer suas finanças!