Empréstimo online: aprenda como funciona a modalidade digital do empréstimo

Está buscando mais informações, mas ainda não sabe como escolher o ideal? Aqui vamos te ajudar!

Emprestimo online

O empréstimo online é uma forma de pegar dinheiro emprestado sem sair de casa, basta ter conexão com a internet e seguir algumas regras. Diversas empresas já adotam esse tipo de atividade, fazendo com que a modalidade ganhasse espaço ao longo dos últimos anos. Mas, será que é seguro?

Praticamente qualquer pessoa pode fazer uma solicitação, basta ter alguns documentos em mãos. Uma das principais vantagens em relação aos modelos de pegar dinheiro emprestado é a parte burocrática. Neste caso, é muito mais rápido e a aprovação acontece dentro de algumas horas.

É necessário prestar muita atenção antes de assinar o contrato, já que existem golpistas que aproveitam a inocência e as facilidades da internet para praticarem crimes. Entenda a seguir todos os pontos sobre o empréstimo online!

O que é empréstimo online?

O empréstimo online não é uma linha de crédito propriamente dita e sim uma forma de solicitar dinheiro emprestado. Basicamente, o que muda neste caso é a possibilidade de realizar a solicitação por meio do seu computador ou celular, sem ter que ir até uma agência física e enfrentar longas filas.

Normalmente o empréstimo online é oferecido por financeiras, que possuem atividades focadas neste tipo de atividade. Os bancos tradicionais também podem trabalhar com esta categoria, mas ainda são avessos a essa novidade.

Praticamente todas as instituições financeiras fazem uma avaliação de crédito antes de concederem o empréstimo, o que serve para confirmarem que o solicitante possui condições de pagar as parcelas. Então, avaliam o seu score de crédito, histórico como comprador e ainda possíveis dívidas antigas.

Vantagens

Existem algumas vantagens fáceis de perceber na solicitação do empréstimo online. Veja as principais:

  • Menos burocracia;
  • Agilidade na aprovação do crédito;
  • Não precisa sair de casa;
  • Não precisa enfrentar filas;
  • Evita gastar tempo
  • Segurança.

Mas, para aproveitar todas essas vantagens, é importante fazer uma boa pesquisa. Não adianta pensar em assinar o contrato com a primeira empresa que aparecer no Google ao pesquisar sobre o assunto.

Algumas empresas fazem a aprovação e a liberação do dinheiro em poucas horas. Geralmente, não passa de 48 horas para o dinheiro ser depositado em sua conta corrente.

Como pedir empréstimo online?

O ideal é fazer simulações em diferentes financeiras, para identificar aquelas que oferecem as melhores opções para o pagamento. Sempre fique de olho no Custo Efetivo Total (CET), que determina qual é o valor final que precisa ser pago até quitar o seu empréstimo.

Outra coisa importante, avalie qual será o valor mensal da parcela, ela não pode comprometer a sua renda. Por isso, o ideal é calcular todos os gastos mensais do seu orçamento e subtrair o valor que será usado para pagar pelo empréstimo. Quem não toma esse cuidado pode acabar endividado.

A taxa de juros é uma das coisas mais importantes, mas como dito anteriormente, é o CET que precisa ser avaliado. Ainda assim, se o nível estiver muito elevado, é melhor procurar outra alternativa, evitando gastos desnecessários.

 Entendeu como funciona o empréstimo online? Preste atenção em todas as taxas e cláusulas antes de assinar o contrato e o seu bolso agradecerá!