Como ficar rico: 11 dicas iniciais para te ajudar na mudança do seu mindset ainda hoje!

Alguns milionários compartilham das mesmas jornadas diárias e pensamentos semelhantes. Confira

como ficar rico

É óbvio que você não vai conseguir se tornar um multimilionário da noite para o dia. A não ser que você ganhe na megasena.

E talvez esse nem seja seu objetivo final, talvez você está em busca de uma segurança financeira, uma tranquilidade para passar os meses com seus compromissos sem perder noites de sono. Faz mais sentido?

Pensando nisso, reunimos 15 dicas simples e eficazes para quem deseja aprender a ficar rico ou, pelo menos, melhorar sua condição financeira. Você perceberá que nenhuma das dicas são absurdas e você já até ouviu algumas delas.

Mesmo que seu objetivo não seja ser um zilionário, isso também não é algo que vai acontecer do dia para a noite, será preciso dedicação e esforço contínuos. 

Como ficar rico? 15 dicas para chegar lá!

Crie um plano e siga-o

Antes de mais nada, é preciso saber onde você quer chegar. E nada mais eficaz do que criar um plano financeiro para isso. Então planeje, tenha ideia de como você quer que sua vida esteja em alguns anos e trabalhe para isso.

Para começar seu plano financeiro, identifique os seus objetivos, seus gastos e seus ganhos, entre outros. E não se esqueça de definir o que você quer dizer com “ficar rico”. Não é legal trabalhar sem ter uma meta a alcançar. Tenha clareza do seu objetivo, mesmo que seja de apenas um futuro próximo.

Utilize um bloquinho, planilhas ou quaisquer meios que te auxiliarem a tornar isso uma rotina. Comece a controlar suas finanças.

Pague suas dívidas

É claro que não tem como ficar rico sem pagar suas dívidas. Sendo assim, é preciso trabalhar para quitar todas. E não economize esforços para isso. Então, se precisar, troque seu carro por um mais barato, ande mais a pé, ou compre uma bicicleta, por exemplo.

Dificilmente você conseguirá fazer uma reserva de emergência ou até mesmo começar a poupar sem livrar das dívidas. Muitas delas tem uma grande carga de juros que encarece as parcelas. Junte dinheiro, pague e siga em frente!

Aumente sua renda

Atualmente vivemos num momento interessante de oportunidades. Você pode tanto tentar fazer o básico produzindo algo para vender, fazendo salgados, docinhos etc. Ou você também pode tentar se aproveitar das oportunidades que novos aplicativos trouxeram para nossa realidade. Entregar ifood, fazer um bico no uber. Oportunidades existem tanto offline, online, nos aplicativos.

Basta querer!

Estude sobre finanças e educação financeira

Para aumentar seu patrimônio, será preciso entender mais educação financeira. Então, utilize tudo que você tem disponível para buscar este conhecimento. Hoje você encontra pessoas que dão esses ensinamentos de graça no instagram, youtube, basta procurar!

Não esbanje seu dinheiro

Pare de gastar dinheiro como se fosse água. É preciso entender que você deve respeitar seu dinheiro, de forma a não gastar com o que não precisa. E não pague mais caro por algo, apenas para mostrar que tem dinheiro.

Registre todas as suas despesas

é preciso ter controle do que você gasta, para saber como melhorar a economia. Assim, comece a anotar os gastos, incluindo compras pequenas, como doces ou lanches.

Valorize bons produtos, ou compre usados

uma boa dica de como ficar rico é começar a procurar produtos usados. Isso porque eles costumam custar menos, e ainda servem para o uso. Além disso, também é possível comprar itens que costumam durar mais.

Economize

é claro que essa dica estaria aqui, já que não existe maneira de ficar rico que não envolva economizar. E algumas das dicas acima também podem ser aplicadas aqui. Então, tente não gastar com coisas inúteis, procure comprar só o necessário.

Entenda que será preciso correr riscos

existe um ditado famoso que diz “sem dor, sem ganhos”. Ou seja, é preciso que você entenda que deve aceitar alguns riscos controlados, se quiser ficar rico.

Não desperdice oportunidade

tenha sempre uma reserva para poder investir em situações de emergência. Isso porque algumas oportunidades podem aparecer ao longo do caminho e você não deve desperdiçá-las.

Reaprenda a utilizar o cartão de crédito

estude mais sobre a utilização dos cartões de crédito. Abandonar cartões está longe de ser a melhor forma/ Se você quer ter controle sobre suas finanças, aprenda a lidar com dinheiro. Se não for possível se controlar, aí sim você pode abandonar os cartões!

Agora é com você!

Já falamos antes e não custa repetir. Nada disso acontecerá da noite para o dia. Acumular fortunas requer muito trabalho, esforço, dedicação e também privilégios. Independente disso, nada impede que você consiga melhorar sua condição de vida, não é?

Aproveite as dicas acima e cuide das suas finanças pessoais!